Pós-graduada em Arteterapia.
Especialização em Psicopatologia, Saúde mental e Atenção Psicossocial.
Olá, deixa eu me apresentar!
Sou Alessandra, me formei em psicologia em 2011, iniciei minha carreira no RH, fui professora no curso para menores aprendizes e desde 2014 atuo na área clínica realizando atendimentos psicoterapêuticos.
Na vida me deparei com dificuldades, com ansiedades e conflitos que não entendia e não sabia lidar, como medos, inseguranças e perdas, foi quando mergulhei profundamente no autoconhecimento, pois entendi que as respostas para os meus problemas estão dentro de mim, e que a mudança ocorre de dentro para fora, pois ficar esperando que os outros mudem para me agradar, ou ficar esperando que o tempo mude e transforme as coisas para tirar a minha dor, não iria me ajudar a sair do lugar.
Ter uma saúde mental equilibrada, se sentir em paz consigo mesmo, conviver com pessoas de forma harmoniosa é difícil e exige muito da gente, porém não é impossível conseguir este bem-estar que tanto almejamos.
Auxiliar as pessoas a se transformarem, acolhê-las, compreende-las é algo muito prazeroso para mim, e que realizo com ética, respeito e consideração, pois entendemos que não é fácil se abrir com um estranho, “entregar” a vida para alguém que acredita ter a solução dos seus problemas.
Por isso, respeito e procuro olhar e acolher cada pessoa que confia no meu trabalho, para juntos caminharemos nessa jornada rumo ao desenvolvimento psíquico e a uma vida mais leve através de decisões assertivas e saudáveis psicologicamente.
Se você se sente angustiado, ansioso, perdido, sofrendo e com dificuldades para tomar decisões, te convido a buscarmos coragem de ser você, de transformar sua dor em sabedoria, de colocar limites nas relações e se sentir autoconfiante.
Vamos nessa?
O universo da psicologia é muito amplo e existem diversas abordagens das quais cada psicólogo escolhe e atua como linha teórica.
A minha abordagem nos atendimentos é baseada no método da Psicologia Analítica criada por Carl Gustav Jung um psiquiatra suíço.
Levamos em consideração os conteúdos inconscientes do indivíduo, ou seja, aquele conteúdo dos quais não dominamos, não sabemos e desconhecemos por completo.
Além da analise verbal, na psicoterapia trabalhamos com sonhos, mitos, contos de fadas considerando que estes são símbolos que estão no inconsciente da pessoa, sendo um meio que podemos acessar na análise.
A todo momento nossa psique está produzindo símbolos, o que permite olhar com mais atenção e assim promover insights e possibilidade de promover mais reflexões, possibilidade de analise e compreensão mais profunda.
Nessa jornada do processo de autoconhecimento, do processo de individuação, passamos a enxergar nossa sombra (conteúdos que desconhecemos, que rejeitamos), nossa mascará (persona, aquele nosso jeito de mostrar-se para sociedade) permitindo um estado melhor da consciência, em outras palavras, neste processo passamos a entender melhor o porquê agimos de um jeito, porquê permitimos certas coisas e porquê não conseguimos ainda mudar.
O processo de individuação é a principal meta da abordagem da Psicologia Analítica de Jung e isso representa uma transformação pessoal, ficando aberto para reflexões e reconhecimento do coletivo partindo de algo que vai além da personalidade.