Com utilização de técnicas como forma de expressar os conflitos não conscientes do indivíduo.
A abordagem junguiana com utilização de técnicas de análise dos sonhos, imaginação ativa, análise dos contos de fadas e mitologia
A adolescência é um período de muitos conflitos internos devido à transição da fase da infância para a fase da vida adulta, e essa fase de transformação pode gerar ansiedade, depressão, problemas de relacionamento, baixa autoestima e compulsões em alguns indivíduos. Na psicoterapia, o adolescente é encorajado a refletir mais sobre si mesmo e o mundo ao seu redor, buscando sua independência e uma nova compreensão de quem é.
A sociedade está em constante transformação e transição, e lidar com essa demanda de forma saudável pode ser difícil e desconfortável para muitos. A dinâmica dos acontecimentos pode desencadear sentimentos desagradáveis, como ansiedade, angústia, melancolia e medo, que nem sempre são fáceis de lidar sozinho. Buscar tratamento psicológico e bem-estar é um caminho seguro que auxilia o indivíduo a lidar com seus próprios conflitos de forma coerente e assertiva.
A vasectomia é um procedimento de esterilização masculina que ocorre por meio de cirurgia e é recomendado para homens que não desejam ter filhos, fazendo parte do planejamento familiar. Antes do procedimento, é solicitada uma avaliação psicológica, além do consentimento livre e esclarecido de ambos os cônjuges. O objetivo da participação do psicólogo na avaliação é fornecer laudos e pareceres para comprovar as condições necessárias para a intervenção, bem como avaliar previamente as condições emocionais e psicológicas do paciente.
A cirurgia bariátrica deve ser considerada como última opção para o tratamento da obesidade devido aos seus riscos. É avaliada por uma equipe composta por diversos profissionais da saúde, como médico cirurgião, médico anestesista, nutricionista, psicólogos e fisioterapeutas. Sabe-se que a obesidade interfere significativamente na personalidade do indivíduo, comprometendo sua percepção e forma de lidar com a vida e nas relações. A avaliação psicológica tem como objetivo identificar o quanto o paciente está preparado e consciente dos procedimentos e das mudanças significativas que irão ocorrer, bem como todo o processo necessário após a cirurgia.